sábado, 19 de abril de 2008

Projeto Alimentação Saudável




Brincando com os alimentos


Projeto desenvolvido pelo Instituto Madre Blandina, Taguatinga, DF. E enviado pelo grupo Sugestão de Atividades Escolares


Descrição: O presente projeto tem como objetivo abordar e discutir assuntos relacionados à alimentação saudáveis a partir dos 2 anos de idade, ampliando os conhecimento dos educandos sobre o tema.Duração: 3 mesesDestinado aos alunos de Educação Infantil.


Justificativa: A fome será, provavelmente, o maior problema político e moral que as ciranças deverão enfrentar como lideres de seus pais no futuro.

No Brasil, a fome é uma questão para ser discutida na escola. E a discussão começa pela situação de vida dos alunos e seus direitos e deveres como cidadãos.

As crianças precisão conhecer a realidade da fome no Brasil e no mundo. Esse papel cabe aos educadores, que devem preparar seus alunos para a construção de uma sociedade mais igualitária, em que as pessoas tenham não apenas o direito, mas as condições necessárias para usufruir de uma alimentação equilibrada qualitativa e quantitativamente.


Objetivos:

• Incentivar aos bons hábitos alimentares;

• Identificar as preferências alimentar dos alunos;

• Concientizar os alunos sobre a importãncia e os motivos pelos quais nos alimentamos;

• Reconhecer os alimentos que faz bem à nossa saúde;

• Identificar cores, textura e os diferentes sabores dos alimentos.

Procedimentos:


1ª aula: Assunto - Frutas

Salada de frutas para degustação

Pintura à dedo

Contagem de frutas, cores, tamanho


2ª aula: Assunto - Verduras

Confecção de carimbos com batata

Explorar com s verduras cores e texturas


3ª aula: Assunto - Legumes

Fazer com os alunos uma sopa utilizando cenoura, chuchu, beterraba, batata

Colagem com papel camurça.


4ª aula: Assunto: Rótulos

Trabalhar com os alunos rótulos de embalagens de alimentos

Utilizar as embalagens trazidas pelos alunos e montar um mural com informações de cada alimento.

5ª aula: Assunto: Hortaliças/ Higiene com os alimentos

Montar uma horta na escola

Junto com os alunos lavar os alimento e mostrar os cuidados que devemos ter com os alimento Lavar antes de comê-los, comer alimentos naturais e saudáveis.

Fazer a degustação de tomate, alface, cenouraAtividades de desenho.


6ª aula: Assuntos - Vitaminas

Explorar com os alunos as frutas que serão utilizadas na vitamina - banana e maçã.

Trabalhar a importância do leite no desenvolvimento da criança.


7ª aula: Alimentos não - saudáveis

Mostrar que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação

Confeccionar um mural com esses alimentos e registrar os comentários no blocão

Exemplos de alimentos que devem ser consumidos com moderação: pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.

8ª aula: Assunto - Derivados do Leite

Trazer para sala queijos, leite e iogurte e explorar a importância desses alimentos

Utilizar embalagens de leite e confeccionar brinquedos com os alunos.


9ª aula: Assuntos - Cereais e Massas

Explicar que alguns alimentos são importantes em nossa dieta, mas que devem ser consumidos uma vez ao dia.


10ª aula: Assunto - Higiene Pessoal

Explicar para os alunos que a higiene pessoal é necessária para se ter uma boa saúde

Trabalhar com os alunos os cuidados que devemos Ter: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições, praticar esporte.


11ª aula: Assunto - Alimentação Saudável

Apresentação de teatro de fantoches

Mostrar tudo que foi trabalhado pelas professoras durante as aulas.


12ª aula: Assunto - Lanche Gostoso

Os alunos trarão um lanche nutritivo e saboroso para fazer um grande piquenique coletivo


Experiências Interessantes:

Dando continuidade ao projeto "Brincando com os alimentos" foram realizadas várias atividades:

Apresentação teatral, "Sopa de Pedra", enfocando a importância dos alimentos para manter uma vida saudável, na qual os alunos participaram com entusiasmo.

Degustação das frutas, explorando cor, tamanho, espessura e o sentido (paladar). Cada turma desenvolveu as atividades de acordo com nível escolar.

Apresentamos aos alunos diferentes tipos de legumes e verduras. Os quais puderam observar na palestra quais suas funções, vitaminas e nutrientes. Depois, para complementar a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de degustar uma gostosa sopa de legumes e verduras.

43 comentários:

professora laura g disse...

parabéns suas atividades são ótimas tem me ajudado bastante na arte de alfabetizar e tenho aprendido bastante também.
um abraço

professora laura

Anônimo disse...

oi que lindo esse projeto !!!!!!!
Olha gosto muito de suas idéias,tabalho com cças de 6anos,então vasculho tudo.
Parabéns. PURA

Unknown disse...

Amei seu projeto, lendo o seu pudi desenvolver um super interessante, foi shou de bola, parabéns, a cuminançia do projeto foi muito legal os pais adoraram e as crianças nen se fala!!

um abraço

Unknown disse...

Muito bom mesmo seu projeto, trabalhei várias atividades com meus alunos, mas no momento procuro uma lembrancinha diferente para que eles possam levar para casa. Quem sabe vc não possa me dar uma idéia?

Anônimo disse...

muito bom seu projeto e suas idéias vou aplicá-las com minha turma também

Anônimo disse...

Gostei do seu projeto,claro e dentro da nossa reaildade,parabens!

Anônimo disse...

amei seu projeto,muito bacana eu estava procurando ideias legais para aplicar com meus alunos,e vc de alguma forma me ajudou.estou a pouco tempo na educação e estou buscando muitas ideias, e a sua adooooooorei.

Anônimo disse...

amei, seu projetos sou professora de 4 e 5 ,e me desculpe mas roubei algumas das tuas ideias para aplicar com os meus alunos .adoooooorei.

Anônimo disse...

amei seu projeto, parabéns.

Anônimo disse...

Adorei esse projeto!!!
Estou começando o meu estagio agora, e comecei bem... Você está me ajudando muito...
Muito Obrigada
Bjinhus

Anônimo disse...

Gostaria de saber como fazer um teatro com alimentaÇÃO saudavel, com atividades diferenciadas, p o projeto.

Unknown disse...

Oi! seu projeto é fantástico , parabéns é uma ótima ajuda para nós professores trabalharmos.

Beatriz disse...

olá...
adorei seu trabalho..
gostaria de saber mais sobre o teatro "sopa de pedra" (a história em si)
valeu...
abraço...

O bEM viVER disse...

Nossa, lindo e instrutivo o seu blog.

Lena

Acuelha disse...

Valeu hein!!!estava procurando uma atividade sobre isso e aki ja esta completa!!!tenho certeza que sera muito util para os meus pequenos!!beijos parabens

mari disse...

adorei...parabéns.

Unknown disse...

olá muito bom seu projeto parabêns, me ajundou no meu trabalho com adultos.

Unknown disse...

Parabéns pela sua criatividade. Seu projeto sobre alimentação está perfeito. Realizarei algumas etapas do seu projeto na escola que leciono. É de professoras como vc que o Brasil precisa demonstrando comprometimento no que faz. Parabéns!!!

CREUZA FERREIRA disse...

SEU PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL ESTÁ EXCELENTE!!!!!!!!!!!!VAI ME RENDER BOAS SUGESTÕES.

cris disse...

parabéns, adorei as suas idéias e sugestões, vou tomar emprestado algumas dicas.
grande abraço!
cris

Anônimo disse...

maravilhoso parabens tambem trabalho com como educadora e ja fiz um projeto parecido com esse mais o seu esta com uma riqueza de detalhes ,muito bom.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu projeto Alimentação Saudavel realizarei algumas etapas de seu projeto pois achei muito importante.Gostaria de saber mais sobre o teatro Sopa de Pedra, a história em si.
Abraços
Cidinha

Cidinha disse...

Gostei muito de seu projeto sobre alimentação, está otimo. Parabéns pela iniciativa.Gostaria de saber mais sobre o teatro Sopa de Pedra, a história em si.

Professora Ana Ruth disse...

Adorei teu projeto , parabens esta maravilhoso, vou enriquecer meu projeto com algumas das tuas ideias.Parabens

Anônimo disse...

parabens pelo seu site........mtoo bom..

Bino Almeida disse...

Gostei... amei. ISTO PRECISA VIRAR "HÁBITO NACIONAL"!

Vanderlucia disse...

Que legal! Amei seu blog.
Pretendo visitá-lo várias vezes.
PARABÉNS!!!

Tamiris B. disse...

Olá! Sou aluna de Nutrição e professora da educação infantil. Achei muito interessante e super bacana o seu projeto. Parabéns! É importante desenvolver na escola, esse tipo de atividade pois, as crianças são bastante receptivas, aprendem e passam para outras pessoas o que aprenderam. Beijinhos e obrigada!

Anônimo disse...

Ola td bem? meu nome e edilane, sou de joaima minas gerais, amei seu blog, esta de parabens, sou secretaria de uma escola infantil, criei um blog pra divulgar nosso trabalho, porem eu gostaria de postar alguns link pra enfeitar meu blog, vc me ajuda? o meu e mail e edibig2010@hotmail.com, se vc puder me ajudar vou ficar muito agradecida, td de bom, bjo

sonya disse...

Sonya disse:
Oi parabéns por suas atividades. Estou grata por suas ideias que me ajudaram bastante, pois estava precisando de algumas ideias para complementar um projeto sobre alimentação em minha escola o seu projeto foi o maximo...

Anônimo disse...

Parabéns! Gostei muito, só fiquei na dúvida se poderia usar com crianças de 3 anos no maternal.
Um abraço! Continui assim, ajudando outros profissionais.

Atelier da Kátia disse...

Parabéns pelo blog!

Anônimo disse...

muito bom seu blog parabens,fique na paz!!!!!!!!!

Joseane disse...

Gegê,tuas atividades são ótimas,vou aproveitar mto minhas visitas no teu blog,uma abençoada semana. Att,Jô.

mirian disse...

gostei de sua ajuda sobre alimentação saudavel, espero compartilhar mais. Mirian

Joss disse...

sou santomense e Achei o seu projecto o maximo e vou divulgar pros meus colegas.Beijos.Joss

Anônimo disse...

parabéns pelas atividades,elas tornaram meu trabalho dinâmico e atrativo

marinez vieira silva disse...

GOSTARIA DE SABER COMO MONTAR UM PROGETO ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL PARA TURMA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tânia disse...

Adorei as dicas de atividades,vou enserir em meu projeto e tenho certeza que ficará mais rico. Bjs Professora Tânia

Anônimo disse...

BOA NOITE!
AMEI ESSE PROJETO TÃO SABOROSO!

Unknown disse...

OI PROFESSORA GEGÊ ME ENVIA SEU PROJETO COMPLETO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PRA EU LER MEU GMAIL É gessylainealves@gmail.com PRECISO HOJE! URGENTE!

Unknown disse...

Oi Professora Gegê! Me chamo Patrícia e sou professora de maternal II. Minha turminha tem 3 anos de idade. Gostei do projeto sobre alimentação saudável e queria pedir que enviasse para o meu e-mail o projeto completo para poder utilizar. O meu e-mail é: pmrparavidino@gmail.com. Aguardo sua resposta.

Helloiza Alonso disse...

nossa equipe do berçario zona norte amou o blog, parabéns pelo post de qualidade