segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Estou lendo e recomendo:


Ensinar Aprendendo Como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempos de globalização - Içami Tiba


Trata das dificuldades em sala de aula. O que fazer quando os alunos não têm interesse em aprender? Conflito de gerações, falta de respeito e de motivação, incompreensão de ambas as partes e problemas extracurriculares, como violência e consumo de drogas, permeiam as relações na escola.Mostra que não se pode culpar apenas os alunos pela atual situação e que professores e pais devem caminhar juntos para formar cidadãos. Para ser bem-sucedido, o professor deve tornar-se um mestre, que transmite conhecimento mas também está aberto para recebê-lo, ensinando e aprendendo ao mesmo tempo.
Içami Tiba trabalha relações humanas em sala de aula
Içami Tiba está entre os mais requisitados psicopedagogos do país. Em se tratando de psicologia educacional, é o profissional predileto da mídia – leia-se televisão, onde já teve quadros fixos (Record e Bandeirantes) e freqüentemente é convidado para participar de programas. Içami Tiba assina 12 livros, somando mais de meio milhão de exemplares vendidos. Há 20 meses lançou mais um sucesso: Disciplina - O Limite na Medida Certa (Editora Gente), que contém dicas aplicáveis no ambiente escolar e familiar. A tônica do trabalho de Içami Tiba é inserir princípios básicos das relações humanas em todas as instâncias – especialmente a sala de aula. É a chamada Teoria da Integração Relacional, que traduz a psicologia para fácil entendimento e aplicação por leigos, principalmente pais e educadores.

"A falta de disciplina atrapalhou a vida das pessoas porque confundiram isso com liberdade. A disciplina é um ingrediente da liberdade. Não há meio termo. Para ter esta disciplina é necessário se voltar para a saúde social e não apenas para o bem estar pessoal. É necessária uma mudança radical, rumo a este conceito. Para esta mudança é necessário conhecimento. Os professores que desejam aplicar esse conhecimento precisam estudar. É a Teoria da Integração Relacional. Os pontos altos das minhas palestras são essas mudanças no conceito de disciplina. Os professores devem se capacitar – não há como fazer testes com alunos. É como um cirurgião, que não pode fazer testes com pacientes. O professor pode ser amigo com disciplina e inimigo com indisciplina. Os limites são os interesses do grupo". (Içami Tiba)

"Por exemplo, pense numa briga em escola. Um aluno machuca o outro. Não adianta o pai do que bateu pagar hospital para o machucado e a escola suspender o agressor. A melhor coisa é o que bateu cuidar de quem foi agredido: fazer curativos, acompanhá-lo junto aos médicos. Independente da idade dos alunos. O agressor vai ver, com clareza, o estrago que provocou vai tentar mudar seus métodos. Em família isso é muito interessante – as pessoas se redescobrem. É como alunos que têm uma doença e que querem ser médicos. Outra situação comum em casa é a criança que brinca e depois não quer guardar os brinquedos. Por quê? Porque os pais só dão o meio do processo – o brincar. A criança não cuida dos brinquedos e não quer guardá-los. Brincadeira tem começo, meio e fim. Para mudar isso, os pais devem ser duros. Na hora que a criança pegou o brinquedo deve ser avisada para arrumá-los depois de brincar – senão não vai brincar. O segundo passo é depois que ela brincou, fazê-la arrumar os brinquedos. Se não quiser arrumar, os pais têm de combinar o seguinte: sendo assim, terão de dar os brinquedos para uma criança carente. A criança precisa sentir que pode perder o brinquedo. Aprender um gesto de cidadão: o que não nos serve, serve para muita gente. Há crianças que têm de perder muitos brinquedos para aprender a valorizar". (Içami Tiba)

"A minha maior lição é que meus melhores professores são os adolescentes. Quando comecei na psicologia, quase nada batia na prática com o que estava escrito a respeito. Até meu comportamento, quando adolescente, também não batia. Daí o desenvolvimento da biopsicologia social. Tabelei, por exemplo, que com 13 anos, o menino pode usar a rebeldia como autoafirmação. Consegui organizar a cabeça dos estudiosos sobre os adolescentes. Há várias etapas na adolescência. Assim, fica fácil focalizar o que é patológico ou não. Esse estudo fez com que as escolas reformulassem até alguns currículos, em decorrência do mau atendimento ao adolescente. Como educador mexo com a prevenção – mudando o conceito de saúde social. É o princípio da Integração Relacional. Essa teoria vem crescendo em mim há 10 anos". (Içami Tiba)

Visite o site de Içami Tiba:

http://www.tiba.com.br

E-mail: icami@tiba.com.br

Um comentário:

Erimar disse...

Tão lindo teu blog que já estou colando algumas coisas.