segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Como as Crianças constroem o Conhecimento


"O conhecimento não provém, nem dos objetos, nem da criança, mas sim das interações entre a criança e os objetos."
Jean Piaget

É através da interação com os objetos e o mundo exterior que a criança constrói o conhecimento e o seu próprio mundo, mas no entanto, a grande impulsionadora desta interação é sem dúvida a CURIOSIDADE. Não falo de uma curiosidade normal, do gênero..."A curiosidade matou o gato!!", ou da vontade de querermos saber alguma coisa que não nos diz respeito, ou então, de uma curiosidade que esconde o pior dos motivos...a "bisbilhotice". Na verdade, refiro-me sim à curiosidade ingênua e pura que perdemos quando deixamos de ser crianças. Sabendo que a curiosidade é uma natureza inata, que nasce em todas as crianças, o nosso papel é aprendermos a canalizar da melhor forma esta característica permanente. É através dela que a criança procura, descobre, aprende, experimenta e interioriza o conhecimento do mundo. Por isso, é da nossa responsabilidade aceitarmos a curiosidade da criança não só como uma característica natural, mas também oferecermos condições de novas experiências em cada descoberta que é realizada.

2 comentários:

cristina leal disse...

nossa .estou encantada com seu blog

Estou começando agora e me encontro muito perdida, e com seu blog tive otimas idéias.

bjus

que Deus te abençoe e continue te iluminando

Val disse...

Sempre visito o seu blog, e as atividades que você posta tem ajudado muito.