terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Atividades de alfabetização

Descobrindo palavras

Comece com livros de literatura. Alguns deles oferecem jogos com rimas, importantes no processo de aquisição da leitura e da escrita. Com elas, a criança percebe a regularidade da escrita em relação a alguns sons.
Na atividade de troca de letras, as crianças podem aprender brincando. O professor sugere palavras que, trocadas as letras, formam outras. Aproveite a oportunidade para, durante a troca de letras, pesquisar o significado das palavras. Ao mudar de letra, a palavra também muda de sentido.
UVA ... BOLA ... BULA
EVA ... BELA ... BULE

21 comentários:

Anônimo disse...

sou professora da educação infantil. Amo o que faço. E acredito que textos diversificados só vem a contribuir para um bom aprendizado no que se diz respeito a aquisição da leitura. .Silvânia Rodrigues MIranda. Itajá-Goiás.

Tia Rô disse...

Sou professora também e sei o quanto é difícil saber que o ano letivo está chegando ao fim e a ansiedade para que todos os alunos estejam lendo ao final do ano é grande, esse momento é muito apreensivo. Com a ajuda e sugestões das colegas de trabalho como você, conseguimos achar mais inspirações para trabalhar as dificuldades que ainda existem em sala de aula.

gil disse...

amei seu trabalho ajudou me bastante.Muito obrigada que Deus te abençoe.

Anônimo disse...

sou professora amei o seu trabalho,vou continuar visitando o seu blog é maravilhoso,da pra sentir o amor que vc sente pelo sua profissão só de observar a sua criatividade parabêns!!!

Anônimo disse...

Querida mestra é com grande respeito que parabeniso seus trabalhos, imploro a Jesus que a conserve sempre brilhante. Obrigada por todo o material de sugestões que usei, foi gratificante. Sinto-me hoje com o coração partido pois, não mais ensino no Colégio Batista de Bebedouro, Motivo: preconceito de idade. Sei que fiz um belo trabalho já é um conforto. Obrigada por tudo. Feliz Natal e um próspero e feliz Ano Novo junto a rodos que lhe são caros. Até um dia. Maria Inês da Silva Nonato, sua fã

dani pereira disse...

Adorei suas atividades, são muito sugestivas, com certeza enriquecerao meu trabalho em sala de aula, parabéns.

Anônimo disse...

Olá Gê! Amo seu blog nele encontra muitas dicas q me ajudam muito. Gostaria de saber se vc pode postar os conteúdos anuais da turma de alfabetização. Essa é minha turma nesse ano e queria suprir algumas dúvidas sobre os conteúdos que devo trabalhar. beijão Tita.
ivaneile@yahoo.com.br

Unknown disse...

Amei o seu blog,fiquei muito feliz pelas orientações e dicas.Parabens.Bjs

Anônimo disse...

Oláaa..!!!Adorei seu blog, sou prof. 2 e dei a idéia para a professora de fazermos uma rotina para organizar mais as crianças e a sala, gostaria de saber se talves você possa me ajudar, vou fazer na sala um cartaz com a rotina da sala, gostaria de saber se você tem gravuras em que eu possa imprimir para colocar lá e também para ajudar as 2 meninas de inclusão que temos.
Obrigada

tania disse...

sou professora estou precisando de uma copia de uma prece ou mensagem para os alunos recitarem no dia das mães por gentileza vc poderia me ajudar.
obrigada!!!
tãnia.

Anônimo disse...

Amei seu blogger. Tb sou professora, e tenho certeza que vc só veio contribuir muito mais para essa classe.
bjsssssssssssss

Anônimo disse...

Sou mãe e procuro sempre atividades para fazer com minha filha em casa. gostei do blog mas não consegui visualizar as atividades de alfabetização.Grata.
Suzano-são paulo.

TANIA disse...

0LÁ.
SOU UMA FREQUENTADORA DE SEU BLOG ASSIDUA , QUERIDA ESTOU PRECISANDO DE MODELO PARA CORREIO ELEGANTE PRA FESTA JUNINA GOSTARIA QUE VC ME AJUDADASE.
TANIA_BNL@HOTMAIL.COM
OBRIGADA!!!

Manuela Santos disse...

0LÁ.
SOU UMA FREQUENTADORA DE SEU BLOG ASSIDUA , QUERIDA ESTOU PRECISANDO DE MODELO PARA CORREIO ELEGANTE PRA FESTA JUNINA GOSTARIA QUE VC ME AJUDADASE.Manuela Santos

agathagata5@hotmail.com

Adriana Lopes disse...

Gegê, achei incrível o seu blog!!!! Estou cursando a faculdade de Pedagogia e encontrei no seu blog um ponto de apoio para atividades pedagógicas. Gostaria de parabenizá-la pelo seu brilhante trabalho. Quando eu crescer quero ser igual a você (rsrs). Não a conheço pessoalmente, mas pelo trabalho que desenvolve na internet, tenho você como um exemplo a ser seguido. Deus te abençoe. Um super beijo.

Anônimo disse...

OLA GEGE VC E BRILHANTE EU ADORO O SEU BROG TU E D+ EU TO NA FACU DE PEDAGOGIA PORISO QUE ADOREI O SEU BRTOG OBRIGA UM CHICRETI DE LEMBRAÇA BEIJO LOVE

Anônimo disse...

OLA GEGE TU E BRILHANTE DESCUPA PELO EMAIL ERADO FOI MINHA AMIGA ISABELLE

dani disse...

Hola sou pedagoga e estou trabalhando com reforço pedagogico para as series inicias gostaria de saber se vc pode me enviar algum modelo de planejamento e atividades... Obrigada e aguardo

dani disse...

Adoro seu blog!! Parabéns!! Aguardo resposta

Anônimo disse...

Sou professora e estou sempre à procura de novidades.Bem acabei encontrando muitas tarefas e sugestões bem interessantes.Parabéns pelo seu talento!

Juliana Alves disse...

Adoro passear por aqui, vejo dicas e ainda posso adapta-las para minha rotina... mesmo que tudo já esteja lindo serve ainda como inspiração para continuarmos e criarmos novos materiais. Muito obrigada por dividir esta magia conosco!!!