sexta-feira, 27 de junho de 2008

Dinâmica Lixo x Meio Ambiente




Dinâmica: LIXO contra MEIO AMBIENTE

- Participantes: Em torno de 20 pessoas.

- Tempo Estimado: 20 min.

- Modalidade: Meio Ambiente.

- Objetivo: Desenvolver uma preocupação de preservação do meio ambiente que vivemos e se preocupar com as pessoas que vivem em locais críticos como próximo de córregos e rios.

- Material: Um salão ou o próprio local fechado onde o grupo se reúne, vassouras de acordo c/ o número de participantes, pazinhas de lixo, 4 baldes pequenos com saco de lixo, bastante papel picado e sujeira de acordo com que você ache conveniente para jogar no salão, bancos e/ou cadeiras e um barbante um pouco maior que a largura da sala onde se aplicará a dinâmica.

- Descrição: Antes que o pessoal entre no salão, forme um espaço grande retangular dentro do salão com as cadeiras e/ou bancos. Espalhe o lixo de forma que todo o espaço que você formou tenha este lixo. Pegue os baldes e espalhe pelo salão, preferencialmente debaixo das cadeiras e/ou bancos de maneira que não fique muito oculto. Espalhe as vassouras e pazinhas de lixo próximo do local.
Divida o espaço em dois com o barbante. Verificando que o local está uma verdadeira sujeira, convida-os para oração inicial dentro do espaço com o lixo. Eles certamente não se sentirão à vontade, mas faça a oração inicial mesmo assim.
Logo depois o ANIMADOR explica que teremos uma dinâmica com dois times (sugestão: pode ser moças contra os rapazes), cada time deverá se livrar da sujeira antes do outro, aquele time que terminar delimpar antes será o vencedor. Enquanto eles estiverem limpando você escolhe duas pessoas (OS BAGUNÇADORES) de cada time para bagunçar e sujar a área do adversário, peça para espalhar a sujeira do outro, pegar o lixo que estiver no balde e espalhar novamente, fazendo com quê a turma empurre o lixo para a área do time adversário. Após um 15 minutos peça para todos pararem e sentarem (inclusive os BAGUNÇADORES) e inicie os questionamentos.

Possíveis questionamentos:

- Será que realmente nos preocupamos em zelar pelo nosso meio ambiente?

- Será que sempre tentamos nos livrar das sujeiras em frente da nossa casa empurrando o lixo para frente da calçada do vizinho, como hoje estávamos jogando o lixo na área do outro time?

- Será que ao se livrarmos dos nossos lixos nós se preocupamos em não deixar as águas das chuvas levar esses lixos para bueiros, córregos, rios etc. provocando enchentes e inundações nas casas das pessoas que moram em locais críticos ?

- Será que ao atirarmos um saco de lixo em terrenos baldios nós se preocupamos com os moradores ao redor que ficam expostos à proliferação de insetos e ratos, causando doenças à seus familiares?

- Será que quando chupamos uma bala, uma pastilha, um sorvete etc. nos preocupamos em jogar a embalagem no lixo ou desistimos rapidamente de achar um lixo e jogamos a embalagem no chão?

- Que tal ao vermos um de nossos amigos jogando a embalagem de bala no chão, chamássemos a atenção dele para guardar aquela embalagem no bolso até encontrar uma lixeira? Imagine se ele habitua-se a fazer isso e passar esses pensamentos aos conhecidos dele!

13 comentários:

Profe Suzana disse...

Parabéns por seu blog! Ele está muito bom!
Também sou professora e estou aproveitando algumas de suas idéias, principalmente as relacionadas com a Alfabetização.
Mais uma vez, Parabéns!

CÍNTIA disse...

É isso aí Gegê....

O negócio é fazer com que as crianças se tormem "fiscais do meio ambiente"...
Eles adoram!
Temos um espetáculo que aborda a questão e as crianças se mostram muito interessadas no assunto....
Depois que assistem ao espetáculo, encontramos vários pais que nos dizem que o filho é quem chama a tenção para para o "problema"....
Bjos mil

Cíntia Maciel

Cyntia Radical disse...

Oi Gegê! Passeando pela Net atrás de atividades de alfabetização vim para aqui e adorei! Volatrei mais vezes, pq muito me ajudou. Tb sou professora, mas de reforço escolar. Bjks :) Cyntia

MARIA ALICE BARBOSA disse...

Essa dinâmica é um show, já trabalhei com ela ano passado e os alunos gostaram muito, este ano irei trabalhar novamente e tenho certeza que os objetivos novamente serão alcançados.
Obrigada pelo bom trabalho que faz e pela ajuda!

Abraço.

Fabiola Rocha disse...

Gege! Parabéns por essas dinâmicas maravilhosas, estão me ajudando bastante na conscientização ambiental dos meus alunos em Recife-PE no projeto Santo Amaro!

Deus te ilumine!!

silvanaparis disse...

Parabéns pela dinamica, eu adorei vou aplicar no meu trabalho !

nayara disse...

Adoreiii o seu blog!!
Sou estudante de Engenharia Ambiental(UFRA)e estou desenvolvendo um projeto de educação Ambiental para crianças e estou usando como base seus textos, que por sinal estão ótimos e que estão ajudando as pessoas terem mais consciência na hora por exemplo de despejar o seu lixo.
Parabéns e sucesso!!!

Anônimo disse...

Ow muito bom essa dinâmica, vou apresentar um trabalho sobre preservação ambiental e irei usá-la... Parabéns professora Gegê...e muito obrigada

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Melissa

Anônimo disse...

super legal essa dinamica !! espero que o pessoal do grupo curta tambem !!

Ilano Barreto disse...

Parabens pela dinâmica e pela iniciativa. Utilizaremos em partes no nosso Centro de Saúde. Obrigado

ZUMBI RS disse...

Veja como estamos(sociedade) desconectados e parados no nosso muidinho de; não foi eu que coloquei no chão ou fora da lixeira! 4 ou 5 anos depois da postagem e outras pessoas utilizarão ela. Pq será q não utilizão nos curriculos escolares?
Obrigado GG, estaremos conectados no seu blog. Turma: ALIADOS, PROTEJO VICENTINA- SÃO LEOPOLDO RS

Anônimo disse...

Adorei a dinâmica!!
Parabéns!!

Irei utiliza-la em um grupo de oração, e assim motivalos a deixar um mundo mais limpo!