PROJETO CIRCO:
O maior espetáculo da terra!
"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir."
(Leonid G. Engibarov)
- Idade: a partir de 2 anos.
- Número de participantes: todos os alunos
- Tempo de execução: Mês de março
Justificativa:
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
Problemática:
"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir."
(Leonid G. Engibarov)
- Idade: a partir de 2 anos.
- Número de participantes: todos os alunos
- Tempo de execução: Mês de março
Justificativa:
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
Problemática:
Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!
Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames...
A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco.
Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
Objetivo geral:
· Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.
Objetivos específicos:-
· Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
· Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
· Trabalhar e desenvolver a criatividade.
Eixos temáticos / conteúdos:
Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.
1. O Circo;
2. O fazer artístico;
3. Apreciação musical;
4. Expressividade;
5. Equilíbrio e coordenação;
6. Noções de formas e quantidades;
7. Noções de diferenças e igualdade.
Estratégias / Recursos:
· Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.
Objetivos específicos:-
· Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
· Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
· Trabalhar e desenvolver a criatividade.
Eixos temáticos / conteúdos:
Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.
1. O Circo;
2. O fazer artístico;
3. Apreciação musical;
4. Expressividade;
5. Equilíbrio e coordenação;
6. Noções de formas e quantidades;
7. Noções de diferenças e igualdade.
Estratégias / Recursos:
· Música
· Dança
· Desenho
· Pintura
· Brincadeiras infantis
· Jogos diversos
· Literatura infantil
· Vídeos
· Cds
· Adereços
Desenvolvimento: (Sugestões)
· Atividade 1 – A história do circo;
· Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
· Atividade 3 - Assistir ao filme “Dumbo”;
· Atividade 4 – Descrever o cartaz “O circo” da coleção Leandras – edt. FTD;
· Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;
· Atividade 6 – Músicas dramatizadas;
· Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
· Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;
· Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo.
Culminância:
Visita ao SESC - numa das apresentações voltada à semana de comemoração ao dia do Circo.
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Bibliografia:
· Dança
· Desenho
· Pintura
· Brincadeiras infantis
· Jogos diversos
· Literatura infantil
· Vídeos
· Cds
· Adereços
Desenvolvimento: (Sugestões)
· Atividade 1 – A história do circo;
· Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
· Atividade 3 - Assistir ao filme “Dumbo”;
· Atividade 4 – Descrever o cartaz “O circo” da coleção Leandras – edt. FTD;
· Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;
· Atividade 6 – Músicas dramatizadas;
· Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
· Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;
· Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo.
Culminância:
Visita ao SESC - numa das apresentações voltada à semana de comemoração ao dia do Circo.
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Bibliografia:
Revista Projetos Escolares- Educ. Infantil, Ano 1, Nº 9. Editora Gráfica.
O dia-a-dia do professor, vol. 2 e 4. Editora Fapi
Pesquisas sobre o circo na internet – site de grupos de educ. infantil
2 comentários:
OLÁ,
OBRIGADA POR ME AJUDAR SEMPRE COM SEU BLOG SEMPRE RECHEADO DE COISASA BOAS!!!
MONIQUE BERNARDES.
Gostaria de agradecer pela ajuda, escolhi este tema circo para trabalhar e nao conseguia pensar em nada...
Trabalho em um kindergarten na Alemanha e tenho certeza que as criancas daqui vao gostar tanto quanto as daí...
Valeu!
Postar um comentário