segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Trabalhando com Calendários e Cronogramas




Calendários e cronogramas ajudam a garotada a se organizar no tempo

É muito importante que você estabeleça uma rotina escolar que ajude os alunos a se localizar no tempo, contribuindo assim para que se sintam mais seguros. A montagem de um cronograma com a programação do dia ajuda o grupo a se organizar melhor. Nele podem ser registradas as atividades do dia, como, por exemplo, entrada, roda, jogos de tabuleiro, lanche, parque, história e saída. A turma pode criar coletivamente legendas para representar as atividades.
É você quem monta o cronograma de acordo com seu planejamento, mas as crianças podem sugerir algumas mudanças na rotina, que podem ser acatadas ou não, dependendo dos objetivos para o dia. Ou seja, o cronograma é um ponto de referência, mas deve ser flexível e passível de modificações sempre que houver necessidade.

Assim como o cronograma de atividades, o calendário pode auxiliar na organização temporal. Devido à sua complexidade, deve ser trabalhado mês a mês e utilizado para marcar os aniversários, os dias letivos, alguma programação especial e acontecimentos significativos para os alunos. Pode-se também escolher ícones para legendar o calendário.
Esse material pode servir para trabalhar conteúdos matemáticos. Um exemplo disso é utilizar símbolos para marcar os dias de sol, de chuva ou nublados e, no final do mês, fazer um levantamento de como esteve o tempo durante esse período e até mesmo construir um gráfico para representar essas informações.

4 comentários:

Selma Amaral disse...

Professora, parabéns pelo blog! Está maravilhoso em todos os aspectos.
Paz e Luz.
Selma

Unknown disse...

Professora GEgÊ, adorei o teu blog, tem muitas idéias. Continue postando suas sugestões.Sucesso!

Fabiana

Anônimo disse...

Adorei as sugestões!!!!!
Prof.ªDaiane

rosanatuti disse...

Parabéns pela dica são sempre importantes,me auxiliam muito!!!!