PROJETO CIRCO:
O maior espetáculo da terra!
"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir."
(Leonid G. Engibarov)
- Idade: a partir de 2 anos.
- Número de participantes: todos os alunos
- Tempo de execução: Mês de março
Justificativa:
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
Problemática:
"O circo é, antes de tudo, um espetáculo visual. O palhaço faz tudo seriamente. Ele não precisa falar e sim fazer graciosos trejeitos. Sua mímica ingênua sempre consegue fazer rir."
(Leonid G. Engibarov)
- Idade: a partir de 2 anos.
- Número de participantes: todos os alunos
- Tempo de execução: Mês de março
Justificativa:
Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor! Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! E tem também palhaços, malabaristas, equilibristas, domadores, ilusionistas, trapezistas, globistas e ainda muitos animais. E é em 15 de março o dia destinado àquele que é sinônimo de alegria.
O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, tem música, teatro, dança, cenografia e figurino apropriados que encantam a platéia; um espetáculo de magia que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também de muitos adultos.
Problemática:
Apoiar, preservar e estimular a tradição da arte circense!
Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames...
A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco.
Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
Objetivo geral:
· Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.
Objetivos específicos:-
· Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
· Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
· Trabalhar e desenvolver a criatividade.
Eixos temáticos / conteúdos:
Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.
1. O Circo;
2. O fazer artístico;
3. Apreciação musical;
4. Expressividade;
5. Equilíbrio e coordenação;
6. Noções de formas e quantidades;
7. Noções de diferenças e igualdade.
Estratégias / Recursos:
· Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.
Objetivos específicos:-
· Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
· Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
· Trabalhar e desenvolver a criatividade.
Eixos temáticos / conteúdos:
Artes visuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia e corpo e movimento.
1. O Circo;
2. O fazer artístico;
3. Apreciação musical;
4. Expressividade;
5. Equilíbrio e coordenação;
6. Noções de formas e quantidades;
7. Noções de diferenças e igualdade.
Estratégias / Recursos:
· Música
· Dança
· Desenho
· Pintura
· Brincadeiras infantis
· Jogos diversos
· Literatura infantil
· Vídeos
· Cds
· Adereços
Desenvolvimento: (Sugestões)
· Atividade 1 – A história do circo;
· Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
· Atividade 3 - Assistir ao filme “Dumbo”;
· Atividade 4 – Descrever o cartaz “O circo” da coleção Leandras – edt. FTD;
· Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;
· Atividade 6 – Músicas dramatizadas;
· Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
· Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;
· Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo.
Culminância:
Visita ao SESC - numa das apresentações voltada à semana de comemoração ao dia do Circo.
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Bibliografia:
· Dança
· Desenho
· Pintura
· Brincadeiras infantis
· Jogos diversos
· Literatura infantil
· Vídeos
· Cds
· Adereços
Desenvolvimento: (Sugestões)
· Atividade 1 – A história do circo;
· Atividade 2 – Assistir ao D.V.D. Xuxa Circo;
· Atividade 3 - Assistir ao filme “Dumbo”;
· Atividade 4 – Descrever o cartaz “O circo” da coleção Leandras – edt. FTD;
· Atividade 5 – Alfabeto ilustrado letra C;
· Atividade 6 – Músicas dramatizadas;
· Atividade 7 – Exercícios rítmicos e de equilíbrio;
· Atividade 8 – Jogo da memória - figuras circenses;
· Atividade 9 – Coordenação motora fina: Levar o Palhaço até o circo.
Culminância:
Visita ao SESC - numa das apresentações voltada à semana de comemoração ao dia do Circo.
Avaliação:
A avaliação será realizada permanentemente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Será observado o que as crianças sabem fazer, o que pensam a respeito do Circo e do que é difícil entender, assim como conhecer mais sobre os interesses que possuem.
Bibliografia:
Revista Projetos Escolares- Educ. Infantil, Ano 1, Nº 9. Editora Gráfica.
O dia-a-dia do professor, vol. 2 e 4. Editora Fapi
Pesquisas sobre o circo na internet – site de grupos de educ. infantil
OLÁ,
ResponderExcluirOBRIGADA POR ME AJUDAR SEMPRE COM SEU BLOG SEMPRE RECHEADO DE COISASA BOAS!!!
MONIQUE BERNARDES.
Gostaria de agradecer pela ajuda, escolhi este tema circo para trabalhar e nao conseguia pensar em nada...
ResponderExcluirTrabalho em um kindergarten na Alemanha e tenho certeza que as criancas daqui vao gostar tanto quanto as daí...
Valeu!