sábado, 5 de janeiro de 2008

Sugestão de Planejamento

Projeto: De volta as aulas

Objetivos:
Conhecer a escola como um ambiente onde todos têm algo a oferecer;
Despertar o gosto pela escola e pela freqüência as aulas;
Promover atividades lúdicas de conhecimento das dependências e pessoas que trabalham na escola;
Conhecer os direitos e deveres de alunos, professores e demais funcionários da escola.

Segunda-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Conhecendo a Sala de aula, a professora e os colegas.
- Confecção do crachá de identificação dos alunos.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.

Terça-feira:
- Acolhida e apresentação da professora e dos alunos.
- Reunião com os responsáveis e entrevista para preenchimento da ficha de entrevista da Educação Infantil.
- Conhecendo a escola: o banheiro, o refeitório e a direção.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Aprendendo as músicas da rotina.
- Avaliação do dia e preparação para a saída

Quarta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia
- Brincadeira do chapéu para fixação do nome dos alunos.
- Conversa sobre a escola, suas dependências e funções.
- Conhecendo a escola: o pátio, o parquinho e a sala de jogos.
- Roda de Leitura: A Turma na Escola.
- Atividades diversificadas: Modelagem com massinha; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira; Desenho livre com giz de cera; Caixa de brinquedos; Casinha da boneca.
- Avaliação do dia e preparação para a saída.

Quinta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: A Escola do Marcelo.
- Visita às dependências da Escola.
- Conversa sobre a visita à Escola, sobre os funcionários ...
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...
- Avaliação do dia e preparação para a saída.

Sexta-feira:
- Atividades iniciais de rotina: Rodinha – Bom dia; observação do tempo; Calendário; Oração; Chamadinha; Hora da Novidade; Planejamento do dia.
- Roda de Leitura: Poesia Minha Escola.
- Trabalhando a palavra ESCOLA (identificação e letra inicial).
- Pintura com giz de cera no relevo da Escola e colagem das janelas.
- Música: A minha escola
- Atividades diversificadas: Desenho da Escola com giz de cera; Modelagem; Jogos de encaixe; Construção com blocos de madeira...

8 comentários:

  1. Oi, Angela!
    Já conheci o teu blog! Gostei das postagens! Eu adoro ficar na internet conhecendo os blogs das meninas, que como você, fazem a diferença!!! Eu sou da 5.ª CRE (trabalho em 2 escolas). Beijinhos e um bom ano de trabalho!!!
    Ivanise :)

    ResponderExcluir
  2. COMO FAÇO PARA TER ACESSO A ESSAS OBRAS LITERARIAS USADAS NO PLANEJAMENTO DE VOLTA AS AULAS,COMO: " A TURMA NA ESCOLA" "A ESCOLA DO MARCELO" A MUSICA: "A MINHA ESCOLA" E A POESIA: "MINHA ESCOLA". VOCÊ TEM PARA ME PASSAR,ADOREI SEU PLANO E QUERIA POR EM PRÁTICA.

    ResponderExcluir
  3. olá...
    Foi um prazer conhecer seu blog.
    Dou aula para 2º estágio e 8ª série de matemática...

    quando possivel pode me enviar alguns arquivos...

    abraços

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de partilhar com você algumas atividades que são do seu conhecimento e uso para aderir as minhas práticas pedagógicas, ampliando assim meus conhecimentos e motivando minhas crianças a atividades que despertem o prazer no fazer.Você cita a canção-brincadeira do chapeu como auxilio na aquisição dos nomes. Passa pra mim se puderes. Grata
    Ceça

    ResponderExcluir
  5. COMO FAÇO PARA TER ACESSO A ESSAS OBRAS LITERARIAS USADAS NO PLANEJAMENTO DE VOLTA AS AULAS,COMO: " A TURMA NA ESCOLA" "A ESCOLA DO MARCELO" A MUSICA: "A MINHA ESCOLA" E A POESIA: "MINHA ESCOLA". VOCÊ TEM PARA ME PASSAR,ADOREI SEU PLANO E QUERIA POR EM PRÁTICA.

    ResponderExcluir
  6. olá adorei seu Blog,
    COMO FAÇO PARA TER ACESSO A ESSAS OBRAS LITERARIAS USADAS NO PLANEJAMENTO DE VOLTA AS AULAS,COMO: " A TURMA NA ESCOLA" "A ESCOLA DO MARCELO" A MUSICA: "A MINHA ESCOLA" E A POESIA: "MINHA ESCOLA". VOCÊ TEM PARA ME PASSAR,ADOREI SEU PLANO E QUERIA POR EM PRÁTICA.
    se puder me passar eu agradecerei muito. meu email: joana.bento27@hotmail.com
    obrigada Joana D'arc

    ResponderExcluir
  7. Angela
    Acabei de conhecer o seu blog e ele me encantou. Que bom que ainda podemos encontrar na Educação pessoas dispostas a compartilhar como você. Muito obrigada, mesmo. Deus te abençoe.
    OLINDA

    ResponderExcluir
  8. COMO FAÇO PARA TER ACESSO A ESSAS OBRAS LITERARIAS USADAS NO PLANEJAMENTO DE VOLTA AS AULAS,COMO: " A TURMA NA ESCOLA" "A ESCOLA DO MARCELO" A MUSICA: "A MINHA ESCOLA" E A POESIA: "MINHA ESCOLA". VOCÊ TEM PARA ME PASSAR,ADOREI SEU PLANO E QUERIA POR EM PRÁTICA.
    meu email é ilkasdas@yahoo.com

    ResponderExcluir