terça-feira, 31 de março de 2009

Músicas de Páscoa



Coelhinhos pintadinhos

Coelhinhos pintadinhos,
Que vivem a pular.
Remexe, remexe,
Para lá e para cá.

Seu rabo curtinho,
Sempre a balançar.
Remexe, rabinho,
Para lá e para cá.

Seus olhos bem grandes
Sempre a brilhar.
Remexe os olhinhos,
Para lá e para cá.


Bem fofinho

Bem fofinho,
Bem gordinho,
É o Dum Dum,
O meu coelhinho.

De tão gordinho,
Já não pode mais pular.
Só remexe o rabinho,
Pra lá e pra cá.

domingo, 29 de março de 2009

Atividade de Páscoa



Trabalhando com receita


Ovinhos de chocolate

Ingredientes:
1 kg de açúcar
500 g de chocolate em pó
1 garrafa pequena de leite de coco
1 lata de leite em pó

Modo de fazer:
Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar,
desgrudando das mãos. Enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio.

Objetivos

Levar o aluno a conhecer e explorar os rótulos dos produtos utilizados na receita, observando a data de validade, a importância do código de barras, o nome do produto, a conservação, com a embalagem aberta e fechada, o peso, o símbolo de reciclagem.

Mostrar que a receita tem uma maneira de escrever que permite visualização, diferente de uma história, um texto poético, uma carta. Ela deve ter, geralmente, os ingredientes escritos na vertical ou em legendas, e o modo de preparo pode ser um texto narrativo.

Fazer com que o aluno perceba que o mais importante da Páscoa não é somente o chocolate mas sim o amor e o respeito ao próximo.

Material a ser utilizado

Encartes de supermercados, livros didáticos e folhas de papel.

Canetas hidrocor, lápis de cor, cola, giz de cera, tesoura, cartolina, fita adesiva, abridor de garrafas, pano de prato e guardanapos.

Vasilha plástica grande, papel alumínio, fitilho, papel celofane ou saquinhos pequenos.

Receita – Ingredientes: 1 kg de açúcar 500 g de chocolate em pó 1 garrafa pequena de leite de coco 1 lata de leite em pó

Procedimentos

Pedir aos alunos que tragam encartes para comparar os preços dos produtos e montar um mural com diversos nomes de supermercados.

Apresentar algumas músicas que estejam no contexto do planejamento ou da receita.

Explorar as letras das músicas oralmente, verificando o número de versos, estrofes, tema, vocabulário etc.

Separar, junto com eles, os produtos a serem utilizados na receita.

Apresentação da receita. Ler a receita, verificar os preços dos produtos, resolver problemas, comparar a estrutura do texto de uma receita com a de outros textos.

Manusear os rótulos a serem utilizados, observando a data de validade, o peso etc.

Desenhar os símbolos da Páscoa e enfeitar para serem colados nas embalagens dos ovinhos. Os alunos podem utilizar canetas hidrográficas, colagem de papéis coloridos... Deixar livre a escolha para a criação.

Preparação do Ovo de Páscoa

Pedir para que lavem bem as mãos e falar da importância da higiene na preparação de uma receita. Forrar a mesa com um papel limpo, pois servirá de apoio para enrolar. Cortar o papel alumínio e distribuir entre eles para, posteriormente, embrulhar os ovinhos. Separar uma vasilha plástica grande e todos os ingredientes para o preparo.

Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio.

Colocar nos saquinhos ou no papel celofane e enfeitar com os símbolos desenhados anteriormente.

Integração:
História: Conhecer como se comemora a Páscoa em outros países, sua história, seus símbolos...
Matemática: Trabalhando com as medidas de capacidade, dezena, dúzia, preços etc.
Música: Pode-se associar uma determinada música à receita.
Ciências: Noções básicas de higiene, os riscos que corremos se não lavarmos as mãos para o preparo de uma receita.
O perigo de utilizarmos produtos fora da validade.
Orientações para o professor
É muito bom trabalhar com receitas em sala de aula, pois eles aprendem de um jeito lúdico, divertido e muito gostoso.
Duração da atividade: 60 minutos.

Dia da mentira



Dia da Mentira

Você já disse alguma mentirinha? Já surpreendeu alguém contando a maior lorota? Acha que mentir é a coisa mais horrível do mundo? Pois, no dia 1.º de abril, você vai poder soltar sua imaginação e rir com seus amigos contando mentiras grandes, pequenas, cabeludas ou maluquinhas. Mas lembre-se de gritar "1.º de abril!" antes que alguém leve a sério sua brincadeira!


História
Você sabia que o costume de contar mentiras no dia 1.º de abril teve sua origem na França?
Pois é, os franceses mentem há muito mais tempo que nós! Antigamente, na França, o início do ano era comemorado em 1.º de abril. Mas, em 1564, o rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano, e o ano-novo passou a ser festejado em 1.º de janeiro. Imaginem só a confusão! Muitas pessoas não gostaram da mudança de data e continuaram a considerar o 1.º de abril como o primeiro dia do ano, mandando convites para festas, votos de felicidades...Nos anos seguintes, como forma de brincadeira, começaram a surgir nessa data convites para festas que não existiam e falsas mensagens de "feliz ano-novo". O costume se espalhou pelo mundo todo e, com o tempo, foram surgindo novas brincadeiras, até mesmo falsas manchetes de jornal e de televisão. Mas não se assuste, as mentiras são sempre leves, não prejudicam ninguém e deixam o Dia 1.º de Abril mais divertido.



Algumas verdades sobre as mentiras

* É possível enganar poucos por muito tempo e muitos por pouco tempo. Mas é impossível enganar todos o tempo todo.
- Essa verdade é muito usada pelo meu pai quando ele fala de política.
* Na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira.
- Essa frase foi tirada da fábula "O Menino e o Lobo", que minha avó sempre conta. Você conhece essa história? Ela fala de um garoto, pastor de ovelhas, que ganhou um apito para pedir ajuda se algum lobo atacasse seu rebanho. O menino começou a apitar todos os dias só para pregar peças e rir das pessoas, pois, cada vez que ele apitava, todos corriam desesperados para ajudá-lo. Mas um dia um lobo faminto atacou o rebanho e o menino apitou, apitou e ninguém apareceu para socorrê-lo. Todos achavam que era mais uma de suas brincadeiras. Depois disso, ele deve ter aprendido a lição!* Mentira tem perna curta. - Essa é a frase preferida da minha mãe. No Dia 1.º de Abril lembre-se disso, pois, para que esse dia seja legal e divertido, a mentira tem que ter a perna bem curtinha mesmo!