Trabalhando com receita
Ingredientes:
1 kg de açúcar
500 g de chocolate em pó
1 garrafa pequena de leite de coco
1 lata de leite em pó
500 g de chocolate em pó
1 garrafa pequena de leite de coco
1 lata de leite em pó
Modo de fazer:
Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar,
desgrudando das mãos. Enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio.
Objetivos
Levar o aluno a conhecer e explorar os rótulos dos produtos utilizados na receita, observando a data de validade, a importância do código de barras, o nome do produto, a conservação, com a embalagem aberta e fechada, o peso, o símbolo de reciclagem.
Mostrar que a receita tem uma maneira de escrever que permite visualização, diferente de uma história, um texto poético, uma carta. Ela deve ter, geralmente, os ingredientes escritos na vertical ou em legendas, e o modo de preparo pode ser um texto narrativo.
Fazer com que o aluno perceba que o mais importante da Páscoa não é somente o chocolate mas sim o amor e o respeito ao próximo.
Material a ser utilizado
Encartes de supermercados, livros didáticos e folhas de papel.
Canetas hidrocor, lápis de cor, cola, giz de cera, tesoura, cartolina, fita adesiva, abridor de garrafas, pano de prato e guardanapos.
Vasilha plástica grande, papel alumínio, fitilho, papel celofane ou saquinhos pequenos.
Receita – Ingredientes: 1 kg de açúcar 500 g de chocolate em pó 1 garrafa pequena de leite de coco 1 lata de leite em pó
Procedimentos
Pedir aos alunos que tragam encartes para comparar os preços dos produtos e montar um mural com diversos nomes de supermercados.
Apresentar algumas músicas que estejam no contexto do planejamento ou da receita.
Explorar as letras das músicas oralmente, verificando o número de versos, estrofes, tema, vocabulário etc.
Separar, junto com eles, os produtos a serem utilizados na receita.
Apresentação da receita. Ler a receita, verificar os preços dos produtos, resolver problemas, comparar a estrutura do texto de uma receita com a de outros textos.
Manusear os rótulos a serem utilizados, observando a data de validade, o peso etc.
Desenhar os símbolos da Páscoa e enfeitar para serem colados nas embalagens dos ovinhos. Os alunos podem utilizar canetas hidrográficas, colagem de papéis coloridos... Deixar livre a escolha para a criação.
Preparação do Ovo de Páscoa
Pedir para que lavem bem as mãos e falar da importância da higiene na preparação de uma receita. Forrar a mesa com um papel limpo, pois servirá de apoio para enrolar. Cortar o papel alumínio e distribuir entre eles para, posteriormente, embrulhar os ovinhos. Separar uma vasilha plástica grande e todos os ingredientes para o preparo.
Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio.
Colocar nos saquinhos ou no papel celofane e enfeitar com os símbolos desenhados anteriormente.
Integração:
História: Conhecer como se comemora a Páscoa em outros países, sua história, seus símbolos...
Matemática: Trabalhando com as medidas de capacidade, dezena, dúzia, preços etc.
Música: Pode-se associar uma determinada música à receita.
Ciências: Noções básicas de higiene, os riscos que corremos se não lavarmos as mãos para o preparo de uma receita.
O perigo de utilizarmos produtos fora da validade.
Orientações para o professor
É muito bom trabalhar com receitas em sala de aula, pois eles aprendem de um jeito lúdico, divertido e muito gostoso.
Duração da atividade: 60 minutos.
Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar,
desgrudando das mãos. Enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio.
Objetivos
Levar o aluno a conhecer e explorar os rótulos dos produtos utilizados na receita, observando a data de validade, a importância do código de barras, o nome do produto, a conservação, com a embalagem aberta e fechada, o peso, o símbolo de reciclagem.
Mostrar que a receita tem uma maneira de escrever que permite visualização, diferente de uma história, um texto poético, uma carta. Ela deve ter, geralmente, os ingredientes escritos na vertical ou em legendas, e o modo de preparo pode ser um texto narrativo.
Fazer com que o aluno perceba que o mais importante da Páscoa não é somente o chocolate mas sim o amor e o respeito ao próximo.
Material a ser utilizado
Encartes de supermercados, livros didáticos e folhas de papel.
Canetas hidrocor, lápis de cor, cola, giz de cera, tesoura, cartolina, fita adesiva, abridor de garrafas, pano de prato e guardanapos.
Vasilha plástica grande, papel alumínio, fitilho, papel celofane ou saquinhos pequenos.
Receita – Ingredientes: 1 kg de açúcar 500 g de chocolate em pó 1 garrafa pequena de leite de coco 1 lata de leite em pó
Procedimentos
Pedir aos alunos que tragam encartes para comparar os preços dos produtos e montar um mural com diversos nomes de supermercados.
Apresentar algumas músicas que estejam no contexto do planejamento ou da receita.
Explorar as letras das músicas oralmente, verificando o número de versos, estrofes, tema, vocabulário etc.
Separar, junto com eles, os produtos a serem utilizados na receita.
Apresentação da receita. Ler a receita, verificar os preços dos produtos, resolver problemas, comparar a estrutura do texto de uma receita com a de outros textos.
Manusear os rótulos a serem utilizados, observando a data de validade, o peso etc.
Desenhar os símbolos da Páscoa e enfeitar para serem colados nas embalagens dos ovinhos. Os alunos podem utilizar canetas hidrográficas, colagem de papéis coloridos... Deixar livre a escolha para a criação.
Preparação do Ovo de Páscoa
Pedir para que lavem bem as mãos e falar da importância da higiene na preparação de uma receita. Forrar a mesa com um papel limpo, pois servirá de apoio para enrolar. Cortar o papel alumínio e distribuir entre eles para, posteriormente, embrulhar os ovinhos. Separar uma vasilha plástica grande e todos os ingredientes para o preparo.
Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio.
Colocar nos saquinhos ou no papel celofane e enfeitar com os símbolos desenhados anteriormente.
Integração:
História: Conhecer como se comemora a Páscoa em outros países, sua história, seus símbolos...
Matemática: Trabalhando com as medidas de capacidade, dezena, dúzia, preços etc.
Música: Pode-se associar uma determinada música à receita.
Ciências: Noções básicas de higiene, os riscos que corremos se não lavarmos as mãos para o preparo de uma receita.
O perigo de utilizarmos produtos fora da validade.
Orientações para o professor
É muito bom trabalhar com receitas em sala de aula, pois eles aprendem de um jeito lúdico, divertido e muito gostoso.
Duração da atividade: 60 minutos.
7 comentários:
AMEI A IDEIA!!! É INTELIGENTE, PRÁTICA E BARATA. VOU FAZER COM MINHA TURMINHA DO 2º ANO.OBRIGADA E QUE DEUS TE ILUMINE MAIS E MAIS. AH!! DEPOIS VOLTO PRA FALAR COMO FOI. ABRAÇÃO
AMEI A IDEIA!!! É INTELIGENTE, PRÁTICA E BARATA. VOU FAZER COM MINHA TURMINHA DO 2º ANO.OBRIGADA E QUE DEUS TE ILUMINE MAIS E MAIS. AH!! DEPOIS VOLTO PRA FALAR COMO FOI. ABRAÇÃO
Sua ideia é maravilhosa, Deus continue te dando mais ideias como estas... Bjuuuus.
Nossa...adorei......que bom tem pessoas como vc que gosta de dividir o que sabe...
Adorei...que bom ter pessoas como vc que divide o que sabe...
Olá! Adorei...já fiz com meus alunos e eles adoraram tbém.
Na receita que fiz, no lugar de açucar coloquei glaçucar, a massa fica mais fina e fica uma delicia também.
Parabéns e muito sucesso!!!Abraço
Amei a idéia!
Continue nos ajudando.
Parabéns!!!!!!
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