O objetivo do ditado é fixar conhecimentos, descobrir dificuldades não dominadas pelos alunos.
O professor deverá utilizar-se de meios mais atrativos, em vez de cópias monótonas das palavras que as crianças têm mais dificuldades em escrever.
Para isso, poderá utilizar-se dos seguintes meios:
Jogo:
Colocar as palavras que precisam ser treinadas em Caça-Palavras, Palavras Cruzadas, Bingos e Jogos da memória.
Dicionário:
Pedir que procurem no dicionário as palavras a serem treinadas.
O professor deverá utilizar-se de meios mais atrativos, em vez de cópias monótonas das palavras que as crianças têm mais dificuldades em escrever.
Para isso, poderá utilizar-se dos seguintes meios:
Jogo:
Colocar as palavras que precisam ser treinadas em Caça-Palavras, Palavras Cruzadas, Bingos e Jogos da memória.
Dicionário:
Pedir que procurem no dicionário as palavras a serem treinadas.
Ditado escreve e apague:
O professor escreve a palavra na lousa , as crianças observam e leêm, em seguida o professor apaga e os alunos escrevem.
O professor escreve a palavra na lousa , as crianças observam e leêm, em seguida o professor apaga e os alunos escrevem.
Listagem:
Pedir que os alunos façam listas de frutas, animais, alimentos, nomes etc.
Ditado em Colunas:
O professor entrega aos alunos uma folha com várias palavras escritas em colunas.
O professor dita a palavra e os alunos riscam na lista a palavra ditada.
Ditado com gravuras:
Apresentar aos alunos uma série de gravuras com a mesma dificuldade. Exemplos: Coelho; Palhaço; Abelha e Folha.
Pedir que os alunos façam listas de frutas, animais, alimentos, nomes etc.
Ditado em Colunas:
O professor entrega aos alunos uma folha com várias palavras escritas em colunas.
O professor dita a palavra e os alunos riscam na lista a palavra ditada.
Ditado com gravuras:
Apresentar aos alunos uma série de gravuras com a mesma dificuldade. Exemplos: Coelho; Palhaço; Abelha e Folha.
Auto-ditado:
A criança mesma escreve palavras e depois corrige em dupla com o colega.
A criança mesma escreve palavras e depois corrige em dupla com o colega.
Jogo Ortográfico:
Entregar a cada grupo de crianças uma sílaba para que escrevam o maior número possível de palavras com aquela sílaba.
Entregar a cada grupo de crianças uma sílaba para que escrevam o maior número possível de palavras com aquela sílaba.
Conceito:
O professor dá dicas e os alunos escrevem as palavras
Exemplo:
Escreva o nome de um animal mamífero que voa.
Escreva o nome de um animal que tem penas e bota ovo.
Escreva o nome do objeto onde sentamos.
O professor dá dicas e os alunos escrevem as palavras
Exemplo:
Escreva o nome de um animal mamífero que voa.
Escreva o nome de um animal que tem penas e bota ovo.
Escreva o nome do objeto onde sentamos.
Objeto:
O professor mostra objetos ao vivo ou em gravuras sem falar os nomes . As crianças escrevem os nomes.
O professor mostra objetos ao vivo ou em gravuras sem falar os nomes . As crianças escrevem os nomes.
6 comentários:
Há 15 anos trabalho com adolescentes, não com crianças. Neste ano, troquei meu período de trabalho e peguei 5ª série. Assim, saí à procura de algo que se faça com os pequenos, mas com criatividade. Gostei de suas dicas! As crianças de hoje não são como as de antigamente que faziam tudo sem questionar!
Obrigada!
Gostei muito das sugestões de ditado. Parabéns pelo trabalho e divulgação!
TRABALHO COM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLA DE ZONA RURAL. GOSTEI MUITO DAS SUGESTÕES,BASTANTE DIVERSIFICADAS.ADOREI! DESCULPE-ME PELA EXCLUSÃO DA PRIMEIRA,SOU MARINHEIRO DE 1ª VIAGEM,MAS,COMO MEUS ALUNOS,EU CHEGO LÁ.
ADOREI ESSAS TUAS IDÉIAS...ESTOU FAZENDO ESTÁGIO NA 7º SÉRIE...E ESTOU ADORANDO!!!
Amei suas sugetões. Irei aplicá-las em minhas aulas.
Gostei muito das suas sugestões, espero poder aplicar na minha sala de aula, acredito que os alunos irão gostar...
Postar um comentário