sexta-feira, 27 de junho de 2008

Dinâmica Lixo x Meio Ambiente




Dinâmica: LIXO contra MEIO AMBIENTE

- Participantes: Em torno de 20 pessoas.

- Tempo Estimado: 20 min.

- Modalidade: Meio Ambiente.

- Objetivo: Desenvolver uma preocupação de preservação do meio ambiente que vivemos e se preocupar com as pessoas que vivem em locais críticos como próximo de córregos e rios.

- Material: Um salão ou o próprio local fechado onde o grupo se reúne, vassouras de acordo c/ o número de participantes, pazinhas de lixo, 4 baldes pequenos com saco de lixo, bastante papel picado e sujeira de acordo com que você ache conveniente para jogar no salão, bancos e/ou cadeiras e um barbante um pouco maior que a largura da sala onde se aplicará a dinâmica.

- Descrição: Antes que o pessoal entre no salão, forme um espaço grande retangular dentro do salão com as cadeiras e/ou bancos. Espalhe o lixo de forma que todo o espaço que você formou tenha este lixo. Pegue os baldes e espalhe pelo salão, preferencialmente debaixo das cadeiras e/ou bancos de maneira que não fique muito oculto. Espalhe as vassouras e pazinhas de lixo próximo do local.
Divida o espaço em dois com o barbante. Verificando que o local está uma verdadeira sujeira, convida-os para oração inicial dentro do espaço com o lixo. Eles certamente não se sentirão à vontade, mas faça a oração inicial mesmo assim.
Logo depois o ANIMADOR explica que teremos uma dinâmica com dois times (sugestão: pode ser moças contra os rapazes), cada time deverá se livrar da sujeira antes do outro, aquele time que terminar delimpar antes será o vencedor. Enquanto eles estiverem limpando você escolhe duas pessoas (OS BAGUNÇADORES) de cada time para bagunçar e sujar a área do adversário, peça para espalhar a sujeira do outro, pegar o lixo que estiver no balde e espalhar novamente, fazendo com quê a turma empurre o lixo para a área do time adversário. Após um 15 minutos peça para todos pararem e sentarem (inclusive os BAGUNÇADORES) e inicie os questionamentos.

Possíveis questionamentos:

- Será que realmente nos preocupamos em zelar pelo nosso meio ambiente?

- Será que sempre tentamos nos livrar das sujeiras em frente da nossa casa empurrando o lixo para frente da calçada do vizinho, como hoje estávamos jogando o lixo na área do outro time?

- Será que ao se livrarmos dos nossos lixos nós se preocupamos em não deixar as águas das chuvas levar esses lixos para bueiros, córregos, rios etc. provocando enchentes e inundações nas casas das pessoas que moram em locais críticos ?

- Será que ao atirarmos um saco de lixo em terrenos baldios nós se preocupamos com os moradores ao redor que ficam expostos à proliferação de insetos e ratos, causando doenças à seus familiares?

- Será que quando chupamos uma bala, uma pastilha, um sorvete etc. nos preocupamos em jogar a embalagem no lixo ou desistimos rapidamente de achar um lixo e jogamos a embalagem no chão?

- Que tal ao vermos um de nossos amigos jogando a embalagem de bala no chão, chamássemos a atenção dele para guardar aquela embalagem no bolso até encontrar uma lixeira? Imagine se ele habitua-se a fazer isso e passar esses pensamentos aos conhecidos dele!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Os balões e o meio ambiente


Atividade de Dobradura e Produção de texto sobre os balões e o meio ambiente

O projeto que minha escola está desenvolvendo este trimestre é sobre o meio ambiente.
E como no mês de junho também fica em evidência a questão das festas juninas e com elas alguns dos perigos que ameaçam o meio ambiente, a vida de muitas pessoas e de outros seres vivos – balões, fogueiras e fógos.

O balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.

Por isso, é importante trabalhar estes temas com os alunos.

Após algumas leituras, músicas e muita conversa, hoje dia 26/06/2008, propus para minha turma a seguinte atividade que foi fotografada para registrar a experiência: uma dobradura de balão, bem simples e uma produção de texto sobre os perigos causados pelos balões.

Os textos - frases ou apenas palavras - foram pendurados nos balões e depois foram colados num cartaz – que ainda não foi concluído. E depois será colocado em exposição na escola.

OBS: Os alunos curtem bastante o trabalho com dobradura. Ficam bastante envolvidos e depois produzem com mais animação.

Confira algumas fotos:








quarta-feira, 18 de junho de 2008

Livro: Dia e Noite no Planeta Terra





Esse livro eu fiz com a minha turma sexta-feira passada.
Cada grupo fez uma página.
Deu muito trabalho, mas eles adoraram e querem mais trabalhos como esse.
Vou aproveitar esse tipo de trabalho artístico para trabalhos em grupos.