Quando a escola chama os pais para uma reunião, ela precisa se preocupar com o que vai ser discutido, deverá conversar com os envolvidos no processo (professores e funcionários) a fim de proporcionar um momento agradável e que sirva de demonstração de como é o dia-a-dia de seu filho.
Tudo deve ser previamente conversado e elaborado com critério.
“Uma escola que proporciona bons momentos aos pais certamente proporciona dias felizes a seus filhos”.
Objetivos:
• Conquistar a confiança dos pais e maior participação destes em todos os momentos que for necessário.
• Discutir as dificuldades, as habilidades e a interação das crianças.
• Mostrar as atividades realizadas pelas crianças e relatar como foram realizadas (interesse e participação da criança).
• Discutir coletivamente as ações pedagógicas (metodologia e proposta pedagógica).
• Discutir ações conjuntas com os pais a fim de sanar as dificuldades das crianças com defasagem na aprendizagem ou problemas de saúde em geral.
• Discutir, sem agredir, os assuntos burocráticos da escola.
• Favorecer momentos de integração entre os pais, professores e funcionários em geral.
• Ser objetivo, claro e responsável ao pedir a colaboração dos pais em qualquer ação da escola.
“Uma escola deve ser atrativa e carinhosa sem deixar de ter atitudes profissionais para ganhar a confiança dos pais e alunos.”
Ações da escola:
Imagine que você realizará uma reunião ainda esta semana. Planeje todos os detalhes desde a chegada até a saída dos pais.
1. Elabore uma pauta para entregar aos pais no momento da reunião para que eles possam acompanhar.
2. Ofereça lápis e papel para que eles possam fazer anotações e melhor esclarecer suas dúvidas no momento oportuno.
Inicie a reunião convidando os pais para fazerem leitura de um pequeno poema.
3. Passe um texto para uma reflexão sobre o relacionamento pais-filho ou organize uma dinâmica de grupo em que todos os pais possam participar e estabelecer contato uns com os outros.
4. Reparta a reunião em três momentos diferentes:
Para discutir questões burocráticas e o que for de interesse de todos, recados em geral.
Momento dedicado para uma dinâmica que envolva todos os pais e alunos presentes.
Momento dedicado ao trabalho pedagógico em que os pais verão as atividades realizadas por seus filhos e conversarão com os professores sobre o seu rendimento, bem como aproveitarão para dar sugestões aos pais de como podem ajudar seus filhos nas tarefas, como acompanhar os avanços e as dificuldades, como lidar com a ansiedade ou a apatia do seu filho, com a preocupação excessiva ou o desinteresse etc. Sugestão para a dinâmica:
• Conquistar a confiança dos pais e maior participação destes em todos os momentos que for necessário.
• Discutir as dificuldades, as habilidades e a interação das crianças.
• Mostrar as atividades realizadas pelas crianças e relatar como foram realizadas (interesse e participação da criança).
• Discutir coletivamente as ações pedagógicas (metodologia e proposta pedagógica).
• Discutir ações conjuntas com os pais a fim de sanar as dificuldades das crianças com defasagem na aprendizagem ou problemas de saúde em geral.
• Discutir, sem agredir, os assuntos burocráticos da escola.
• Favorecer momentos de integração entre os pais, professores e funcionários em geral.
• Ser objetivo, claro e responsável ao pedir a colaboração dos pais em qualquer ação da escola.
“Uma escola deve ser atrativa e carinhosa sem deixar de ter atitudes profissionais para ganhar a confiança dos pais e alunos.”
Ações da escola:
Imagine que você realizará uma reunião ainda esta semana. Planeje todos os detalhes desde a chegada até a saída dos pais.
1. Elabore uma pauta para entregar aos pais no momento da reunião para que eles possam acompanhar.
2. Ofereça lápis e papel para que eles possam fazer anotações e melhor esclarecer suas dúvidas no momento oportuno.
Inicie a reunião convidando os pais para fazerem leitura de um pequeno poema.
3. Passe um texto para uma reflexão sobre o relacionamento pais-filho ou organize uma dinâmica de grupo em que todos os pais possam participar e estabelecer contato uns com os outros.
4. Reparta a reunião em três momentos diferentes:
Para discutir questões burocráticas e o que for de interesse de todos, recados em geral.
Momento dedicado para uma dinâmica que envolva todos os pais e alunos presentes.
Momento dedicado ao trabalho pedagógico em que os pais verão as atividades realizadas por seus filhos e conversarão com os professores sobre o seu rendimento, bem como aproveitarão para dar sugestões aos pais de como podem ajudar seus filhos nas tarefas, como acompanhar os avanços e as dificuldades, como lidar com a ansiedade ou a apatia do seu filho, com a preocupação excessiva ou o desinteresse etc. Sugestão para a dinâmica:
Grupo: Esta dinâmica pode ser utilizada com pais de alunos de várias faixas etárias.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.
Comparar diferenças e igualdades.
Tempo: aproximadamente 50 minutos.
Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material: papel pardo, fita adesiva, música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.
Desenvolvimento:
Faça o desenho de um aquário do tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa.
Coloque a música Peixe vivo para eles ouvirem e peça que cantem juntos...
Entregue aos pais um pedaço de papel sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... (coloque à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e depois recortem.
Peça que, assim que terminem, vão à lousa e fixem seu peixinho no aquário.
Após todos fixados, peçam para que eles observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade. Deixe-os à vontade para falar.
Se necessário, conduza a conversa para o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.
Pergunte: Todos os peixinhos estão iguais?
Por que são diferentes?
Porque todos somos diferentes, temos gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes.
Todos os peixinhos estão indo para mesmo lado? Por quê?
Porque temos objetivos, metas e sonhos diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes etc.
Mas, apesar de todas essas diferenças, todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.
Como podemos transferir essas idéias para a vida escolar?
O que o aquário representa?
Quem são os peixinhos?
Como convivermos, sabendo lidar com essas diferenças, em casa e na escola?
E assim por diante, de acordo com o retorno dos pais.
Conclusão:
As dinâmicas na sala de aula têm uma boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação escola-pais.
Final da reunião:
Não finalize a reunião sem antes perguntar aos pais se eles têm alguma sugestão para melhorar a escola e como podem fazê-lo.
Agradeça a participação e se possível não os deixe sair sem uma pequena lembrança desse dia.
Fonte: www.eaprender.com.br
31 comentários:
Sou professora, tenho 28 anos de magistério e adorei a sugestão para reunião de pais.
Parabéns!!!!!!!!!!!!!
Amei a sugestão para reunião de pais! Esse ano farei minha primeira reunião como professora titular e confesso que não tinha idéia da dinâmica a aplicar.
Obrigada
Sou professora, e estou trabalhando com alfabetização. Quero parabenizá-la, pelas excelentes sugestões.AMEI....Mara M.G
Sou professora, ha 14 anos, e posso dizer que seu blogger é fantástico. Estou tirando várias sugestões, colocando em prática e obtendo resultados. Que JESUS, ilumine sua estrela.Mara.
Minas Gerais
sou professora e atualmente estou na direção de uma escola municipal,adorei a sugestão da dinâmica e com certeza ,amanhã mesmo, irei realizá-la na reunião de pais.Obrigada e parabens pelo trabalho!Telma,Minaçu-Go
Amei a sugestão para a reunião. De fato todos somos diferentes e temos que aprender a viver com elas, principalmente nós professores que atualmente lidamos com a inclusão social.Parabéns pelo trabalho.Joana.
Amei esta sugestão, sou professora e sempre procuro desenvolver esse lado pai amigo da escola a dinãmica os deixou mais tranquilo para falar.
Um abraço e parabéns!!!
Amei a sugestão! Certamente aplicarei este ano na minha escola.
Parabéns por compartilhar as suas idéias com outras pessoas Que Deus continue te iluminando e te capacite cada vez mais a ser bênção na vida de muitos!
Amei as sugestões! Parabéns!!! Deus continue te abençoando.
. Rita Rocha
Ôi professora Gegê, gostaria de utilizar a dinâmica do Peixinho numa reunião de pais mas gostaria de saber quem canta a música do Peixe Vivo. Obrigada educadora Lena
gostei muito da sugestão do aquário.abraços!
gostei muito de suas sugestões. vou aplca-las na minha 1ª reunião de pais deste ano. a dinâmica é muito boa , valeu!
Parabéns, pelo blog, adorei muito a sujestão da dinamica,
Todos os pais adoraram...
Bigadúuh...
pARABENS MINHA LINDA, IREI USAR ESSA DINAMICA NA MINHA REUNIÃO DE PAIS, COMO É BM PODER VER PESSOAS Q PARTILHAM SUAS IDEIAS.
XERO
Sou educdora profissional apenas a dois anos, trabalho numa escola pública e apesar de ter AMADO suas sugestões gostaria de ter acesso a uma dinâmica mais simples.PARABÉNS PELO TRABALHO!!!
amordaminhavida
Adorei!!!!!!
Obrigada pela ajuda!!
Estão de parabéns pela ideia!!!!
NUSSA FIZ ESSA DINAMICA COM OS PAIS DE MINHA ESCOLA ELES ATE SE EMOCIONARAM AO VER COMO AS VEZES SOMOS EGOISTAS E NAO ACEITAMOS AS NOSSAS DIFERENÇAS.FOI UM MOMENTO DE UM GRANDE APRENDIZADO AKI NA ESCOLA.OBRIGADA POR CONTRIBUIR COM ESSE MOMENTO EM NOSAS VIDAS!!!!BJUS
NUSSA FIZ ESSA DINAMICA COM OS PAIS DE MINHA ESCOLA ELES ATE SE EMOCIONARAM AO VER COMO AS VEZES SOMOS EGOISTAS E NAO ACEITAMOS AS NOSSAS DIFERENÇAS.FOI UM MOMENTO DE UM GRANDE APRENDIZADO AKI NA ESCOLA.OBRIGADA POR CONTRIBUIR COM ESSE MOMENTO EM NOSAS VIDAS!!!!BJUS
Fiz essa dinamica do peixe na reuniao de pais, eles amaram, participaram, e até se emocionaram dizendo que nunca havia feito desenho de um peixe. Foi muito bom obrigada pela dica.
Prof. Gegê gostei do seu Blog. Sou Coordenadora pedagógica e essa página já me ajudou muito. Gostaria de uma Dinâmica que fosse bem rápida para início ou final de reunião. Cada uma tem em média 24 pais e preciso de Diñâmica com mais ou menos de 10 a 15 minutos só para fina de integração (se for iníco)ou para deixar alguma mensagem para ser refletida (se for no final)
Bjs. Doris
Adorei seu blog, e a dinâmica do peixe, eu já havia feito com figura humana, mas gostei muito da sua idéia. bjs.
Sou professora e estou me formando em pedagogia, quero parabenizar a professora Gegê por compartilhar a dinâmica do peixe. É ótima adorei utilizá- la na reunião de pais na minha escola.
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
EXCELENTE,O QUE ENCONTREI PARA REUNIÕES DE PAIS, SOU EDUCADORA E MUITAS VEZES TENHO DÚVIDAS DE COMO PROCEDER DIANTE DOS PAIS.
Adorei a organização, parabéns!!!
Visite meu blog e seja minha seguidora www.sininhosoparacriancas.blogspot.com
Beijos
amei tudo no geral principalmente sua criatividade!!Parabéns!!sou professora a dois anos, ainda estou no começo é minha primeira reunião!!sua dinâmica é o máximo!!
bjoss
sou professora do ensino fundamental,adorei esta sugestão de dinâmica,e usarei em sala de aula.Obrigada Regina
obrigada pelas dicas,irá me ajudar muito na reunião que terei, seu blog é lindo,parabéns.
bjss
fique com Deus
Acredito que esse tipo de dinâmica possibilita a reflexão do que é a escola e a sua função na sociedade, só com atividades desse tipo conseguimos atingir os pais.
Sou professora e lecciono há 31 anos no ensino secundário com uma faixa etária dos 13 aos 15 anos.Parabéns pelas ideias apresentadas porque nos os professores somos um livro aberto sempre.Excelentes ideias.
Filomena Silva
Olá! Apreciei muito essa sugestão.Obrigada por compartilhar.
Sou professora, a 26 anos e achei fantástica a sugestão para reunião de pais , é diferente e construtiva, com certeza obterei um ótimo resultado. Vou fazer essa dinâmica na minha reunião de pais.Parabéns adorei!!!!!!!!!!!!!!Elisabete. São Paulo.
Postar um comentário