História do nome:
- Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
- Material: Folhas de papel ofício.
- Procedimento:
Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como:
- Quem escolheu meu nome?
- Por que me chamo...? O que significa... ?
Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. (A escolha do professor)
- Sugestão de Atividade:
Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
- Interessante:
Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.
- Observações:
Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema.
Fichário:
- Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.
- Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.
- Procedimentos:
- Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
- Material: Folhas de papel ofício.
- Procedimento:
Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.
Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como:
- Quem escolheu meu nome?
- Por que me chamo...? O que significa... ?
Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. (A escolha do professor)
- Sugestão de Atividade:
Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.
- Interessante:
Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural.
- Observações:
Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema.
Fichário:
- Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.
- Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.
- Procedimentos:
Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. (De acordo com o professor)
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. (De acordo com o professor)
– Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.
- Sugestão de Atividades:
- Sugestão de Atividades:
Identificar o nome
Escrever o nome.
Lista de Palavras:- Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.
- Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.
- Procedimentos:
Explorar com a classe a letra inicial do nome.
Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.
Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.
- Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.
- Observações:
O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.
Letras Móveis:
- Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.
- Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...
- Procedimentos:
Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material.
Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.
- Sugestão de Avaliação:
Escrever seu nome numa brincadeira.
- Observações:
Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas.
Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor.
Bingo:
- Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
- Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados.
- Procedimento:
Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome.
O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as crianças identifiquem-nas. Cada letra sorteada deverá ser marcada na cartela caso haja no seu nome. Assim que a cartela for preenchida o aluno deve gritar: BINGO!
Logo que terminarem o jogo, será proposto um relatório realizado individualmente, com a distribuição de fichinhas com as letras do nome (Uma ficha para cada letra) entregues fora de ordem.
As crianças deverão ordenar as fichas, compondo o seu nome, e colocá-las em uma folha de ofício.
A professora pede que contem quantas letras há na escrita dos eu nome e propõe que colem a quantidade representativa em palitos de fósforos ou bolinhas de papel, na folha.
- Sugestão de Avaliação: Reconhecer em fichinhas as letras que fazem parte da escrita do seu nome.
- Observação:
É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatório.
Dança da Cadeira:
- Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
- Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes (uma para cada nome) e cadeiras.
- Procedimentos:
O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas cadeiras.
Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
- Sugestão de Avaliação:
- Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas.
- Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes (uma para cada nome) e cadeiras.
- Procedimentos:
O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras.
Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem as nas cadeiras.
Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome.
- Sugestão de Avaliação:
Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar.
Corrida dos Balões:
- Objetivo: Escrever seu nome.
- Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.
- Procedimentos:
Formar as crianças em duas filas.
Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrita o seu nome.
A criança deverá ler em voz alta eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz
- Objetivo: Escrever seu nome.
- Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.
- Procedimentos:
Formar as crianças em duas filas.
Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrita o seu nome.
A criança deverá ler em voz alta eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz
Jogo dos Dados:
- Objetivos:
Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.
Reconhecer as letras do seu nome.
Ordenar as letras que compõem seu nome.
- Materiais:
Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
Fichinhas com as letras.
- Procedimentos:
Distribuir os alunos em pequenos grupos.
Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.
- Sugestões de Avaliação:
- Objetivos:
Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar.
Reconhecer as letras do seu nome.
Ordenar as letras que compõem seu nome.
- Materiais:
Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco.
Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo.
Fichinhas com as letras.
- Procedimentos:
Distribuir os alunos em pequenos grupos.
Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro.
- Sugestões de Avaliação:
Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome.
18 comentários:
Parabéns Gegê!
sua atividade está linda e eficiente.
Já tive a aportunidade de trabalhar com crianças de 4 e 5 anos e confirmo realmente eles adoram atividades com nomes principalmente com o deles e dos coleguinhas de classe.
Seu trabalho está rico e caprichado,amei!!!e
Oi Gegê, que bom poder contar com sua grande ajuda na formação de nossas sementinhas.
Espero em breve estar contribuindo também.
Continue assim e vamos de mãos dadas rumo a um futuro melhor!
PARABÉNS PROFESSORA!
Primeiro quero desejar FELIZ DIA DAS MULHERES, porque mulheres como você sao capazes de doar seus trabalhos para as colega.
PARABÉNS!!!
Fiquei admirada com o trabalho que realizam.
Comecei agora e sou do RS.
Arlete -
encontrei o seu blog por acaso, amei e voltarei sempre.
Um beijão.
Parabéns professora! As sugestões estão excelentes.
Maria Célia
Parabéns professora!As sugestões são excelentes.
Maria Célia
Adorei o seu blog. Parabéns pelo trabalho. Caren Ritt
Adorei suas atividades. Trabalho neste momento com crianças de 5 anos de idade e devemos sempre proporcionar oisas legais as crianças, como você faz. Abraços!
Gege vc é uma pessoa especial para Deus continue sempre assim dividindo sua idéias com isso voce ganha mais sabedoria celestial e benção para voce e toda a sua familia .
o seu blogger é super interessante quando entro fico maravilhada com suas ideiais parabens beijos simone
Adorei seu blogger, bom ter pessoas como você que partilha conhecimentos,e assim, colaborando com um mundo mais harmonioso.
Com gratidão,
Maria José
Oi... adorei tudo o que vc postou essa semana vou colocar algumas em pratica espero obter exito... bjinhos
parabén esta foi a primeira vez que visitei seu site e adorei sou pedagoga, e achei suas atividades exelente..
parabéns
Olá Professora Gegê...
Adorei seu blog,você esta de PARABÉNS...Deus abençoe esse trabalho lindo que você faz..
Atividades maravilhosas...
olá Gegê!
È muito gratyificante saber que existem pessoas tão preocupadas com a formação de seres tão minusculos como as nossas crianças, principalmente oriundas da escola pública, estou trabalhando o nome proprio com meus alunos e suas atividades são perfeitas. Parabens, continue nos ajudando.
professora Gegê parabéns suas atividades são ótimas amei.professora Hosana
Seu trabalho no blog é maravilhoso! Obrigada
Postar um comentário